Nosso Blog

Cursos de capacitação gratuitos beneficiam entregadores de aplicativo

Parceria entre eduK e Ambev oferece capacitação profissional e apoio à inclusão no mercado de trabalho

Canal da publicação:

Cartão de Visita News (R7)

Data:

03/07/2024

Cursos de capacitação gratuitos beneficiam entregadores de aplicativo

O trabalho autônomo no Brasil cresceu vertiginosamente nos últimos anos. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022 apontam que o País tem mais de 30 milhões de pessoas trabalhando por conta própria. Uma das profissões mais buscadas é a de entregadores via aplicativo, também conhecidos como motoboys. Para oferecer oportunidades a esses profissionais, a parceria entre eduK e Ambev no Programa “Bora Zé”, voltados à inclusão produtiva, oferece cursos on-line de curta duração focados nas necessidades de rotina dos entregadores. O objetivo da iniciativa é alcançar 40 mil desses profissionais só neste ano.

Entre os cursos, estão temas como finanças, gestão de tempo e desenvolvimento de habilidades para o mercado de trabalho. As opções visam oferecer aos parceiros Zé Delivery a oportunidade para se tornarem profissionais cada vez mais completos e ampliarem o leque de opções no mercado de trabalho, dando-lhes mais uma opção de escolha e recolocação profissional. O Programa investe na capacitação, formação e contratação de pessoas entregadoras e seus familiares para diferentes áreas de atuação.

“Direcionamos nossos esforços para fortalecer iniciativas que visam tanto a qualificação técnica quanto o fortalecimento das pessoas, contribuindo para mitigação de riscos associados à falta de oportunidade econômica e fornecendo as ferramentas necessárias para alcançar uma prosperidade sustentável e inclusiva”, afirma Luciana Scapin, Head de ESG da eduK.

No ar desde setembro do ano passado, o projeto tem como o curso mais buscado “Como recomeçar 2: finanças”, voltado à educação financeira e reorganização pessoal. Os cursos estão disponíveis para entregadores do Zé Delivery de todo o Brasil e têm certificados reconhecidos pela Associação Brasileira de Educação à Distância (Abed). Entre as localidades com mais pessoas que aderiram ao benefício estão o interior de São Paulo e as regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Belém.

O Relatório de Riscos Globais do Fórum Econômico Mundial traz um dado alarmante: a falta de oportunidade econômica é um dos principais temas abordados. Além disso, 23% das ocupações devem se modificar até 2027, segundo o estudo Futuro do Trabalho 2023, também elaborado pelo Fórum Econômico Mundial com o apoio da Fundação Dom Cabral.

“Os estudos destacam a importância de programas de capacitação e educação para promover a mobilidade econômica e reduzir desigualdades sociais. Nesse contexto desafiador, as empresas devem se comprometer na transformação territorial significativa, com objetivo de ações efetivas para neutralizar os impactos negativos e potencializar os impactos positivos”, observa Luciana. “Estamos muito felizes em contar com o apoio da Ambev nessa causa tão importante e que impacta centenas de milhares de famílias por todo o Brasil”, conclui a executiva.

O Bora Zé é o mais recente fruto de uma parceria ampla de eduK e Ambev, que inclui iniciativas como o oferecimento de 2 mil bolsas de estudo para supletivo do ensino fundamental e médio em parceria com a Analytica Ensino, além do Generation, que dispõe de cursos preparatórios para conectar com vagas na Ambev de vendas e logística.

Link da publicação original:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *