Nosso Blog

Governo de Rondônia lança Projeto de Vida para alunos do ensino EJA

Realizado em parceria com a Mind Lab e a eduK, a iniciativa capacitará mais de 9 mil jovens e adultos para o mercado de trabalho

Canal da publicação:

News Rondônia

Data:

07/02/2024

Governo de Rondônia lança Projeto de Vida para alunos do ensino EJA

Por Luana Lopes

Na última terça-feira, 6, o Governo de Rondônia, em parceria com a eduK, socialtech que ajuda as pessoas no desenvolvimento técnico e sociocomportamental para empreender ou entrar no mercado de trabalho, lançou o Projeto de Vida, uma iniciativa adicional que será incluída no EJA  (Educação de Jovens e Adultos) e beneficiará 9.755 jovens e adultos contemplados pela modalidade em diferentes escolas do estado. O evento de lançamento ocorrerá de forma online, durante o qual serão destacados os workshops de desenvolvimento de habilidades, com foco na geração de renda, programados para ocorrer ao longo do ano. Para contribuir com a formação direcionada ao mercado de trabalho, os temas do workshop foram escolhidos considerando o perfil dos alunos EJA e as necessidades apontadas por eles em uma pesquisa realizada pela eduK.

O Projeto de Vida, que alia os recursos da metodologia Mind Lab, referência no desenvolvimento de tecnologias de impacto social com foco na abordagem socioemocional, e o acesso à plataforma da eduK, foi motivado pela constatação, decorrente de análises de pesquisas e estudos de mercado, de que as pessoas eram contratadas pelas suas habilidades técnicas, pelo seu currículo, mas acabavam sendo demitidas por questões comportamentais. E que esse fato ainda é mais evidente em profissionais mais operacionais, potencialmente ocupados por pessoas que se enquadram no perfil de alunos da EJA. Por meio da Metodologia Mind Lab, o aluno da EJA desenvolve habilidades comportamentais como relações intra e interpessoais, controle inibitório, planejamento, resolução de problemas, filtragem de informações e escolha de caminhos.

Os métodos e mediações são explorados para que cada um reconheça e desenvolva habilidades para o trabalho, identificando caminhos para atuação profissional e abrindo portas para o interesse de cursos livres, realizados na plataforma da eduK, ou para seguir os estudos por meio de cursos profissionalizantes. A plataforma da tem mais de três mil cursos que abordam demandas reais do mercado de trabalho, criando a possibilidade de geração de renda em áreas de interesse, e associando ao desenvolvimento de habilidades sociocomportamentais estimuladas pela metodologia da Mind Lab, a qualificação ou o aperfeiçoamento técnico-profissional. Além desses recursos, o estudante da EJA pode ainda se conectar a oportunidades de trabalho – por contratação CLT, terceirizado ou temporário –  divulgadas na eduK.

A Mind Lab

Mind Lab colabora com redes públicas e privadas de ensino no enfrentamento do cenário de desigualdade educacional e geração de renda.  Desde sua fundação no Brasil, em 2009, capacitou 200 mil professores para aplicação de suas metodologias em mais de 17 estados brasileiros, impactando diretamente 7,3 milhões de alunos e familiares. Atualmente atua junto a redes dos Estados de Alagoas, Acre, Distrito Federal, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Link da publicação original:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *